Google+ Followers

LEIA O TEXTO EM OUTRAS LÍNGUAS / READ TEXT IN OTHER LANGUAGES

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

REINO UNIDO RECEBERÁ 10 MIL ESTUDANTES BRASILEIROS EM 2014





BRASÍLIA - Brasil e Reino Unido assinaram nesta última sexta-feira, dia 28, seis acordos para cooperação bilateral nas áreas econômica, educacional e cultural. Os atos ocorreram após reunião de trabalho no Palácio do Planalto, entre a Presidente Dilma Rousseff e o Primeiro-Ministro do Reino Unido, David Cameron, que está em visita oficial ao Brasil. De acordo com a governante brasileira, na área da Educação, os britânicos devem "acolher até 2014 dez mil bolsistas brasileiros dos níveis de graduação e pós-graduação.




No âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, foram assinados três acordos, um deles é justamente o que amplia para 10 mil o número de estudantes brasileiros que serão beneficiados com bolsas para estudar no Reino Unido nos próximos anos. Outro acordo firma uma parceria entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e BG Group para o desenvolvimento de pesquisas por alunos de doutorado das duas universidades, com bolsas financiadas pelo grupo britânico. Já a Universidade de Brasília-UnB e a British Petroleum (BP) também assinaram convênio com objetivo de desenvolver estudos e pesquisas na área de exploração de petróleo e gáz, especificamente na Bacia do Rio Parnaíba.
Também neste dia, o Ministro da Educação Aloízio Mercadante reuniu-se com o Ministro britânico da Educação e da Ciência, David Willets, para discutir novas possibilidades de parceria entre os dois países na área. Entre os assuntos abordados, além do programa Ciência sem Fronteiras, estavam a implantação de um museu de ciências no Brasil e a criação de uma universidade olímpica.
"Estamos interessados em aprofundar as relações com o Reino Unido, para avançar ainda mais nas áreas da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação", disse Mercadante. Segundo ele, um dos pontos da parceria é o intercâmbio de doutores por meio do Ciência sem Fronteiras - o Reino Unido é o segundo maior parceiro do Brasil em ciência e tecnologia, e os pesquisadores colaboram também nas áreas de espaço, mudanças climáticas, bioenergia e agricultura.
Hoje, 1.101 bolsistas brasileiros estão naquele país - 691 para graduação-sanduíche, 166 para doutorado-sanduíche, 75 para doutorado pleno e 169 para pós-doutorado. Mercadante lembrou que o MEC prepara o programa "Inglês sem Fronteiras" para capacitar em língua inglesa os candidatos a bolsas. "Esse é, de fato, um programa visionário", afirmou Willets.
O Ministro da Educação e o Conselho Britânico anunciaram, em maio, parceria para dar a estudantes de baixa renda a chance de fazer exame de proficiência em língua inglesa, gratuitamente, pela internet, materiais preparatórios para o exame.

MUSEU

No encontro, os representantes dos dois países também discutiram a implantação do Museu Brasileiro da Ciência, nos moldes do Science Museum, em Londres. Em julho deste ano, o governo brasileiro e o museu inglês firmaram parceria nas áreas de educação científica e tecnológica, capacitação e aperfeiçoamento de professores de ciências e desenvolvimento de material de apoio para o ensino da ciência.
Mercadante também citou, durante a reunião, a intenção de criar uma universidade olímpica, que pode aproveitar a infraestrutura dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Para o ministro, o Reino Unido também pode ser parceiro do Brasil na troca de experiência quanto ao uso pedagógico e da pesquisa da aparelhagem das olimpíadas. A ideia, segundo Mercadante, é que a universidade ofereça cursos nas áreas de ciências da saúde voltadas para o esporte e permita melhorar a preparação dos atletas brasileiros, bem como as pesquisas no setor.
É a primeira vez que David Cameron visita o Brasil. O Chefe de Governo do Reino Unido subiu a rampa do Palácio do Planalto por volta das 14h30min. Depois teve uma reunião com a Presidente Dilma Rousseff, que durou mais de uma hora e meia.

Com informações da Agência Brasil e do MEC

Fonte: www.terra.com.br

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL MOVIMENTA UNIVERSITÁRIOS EM MANAUS








A Associação dos Filhos e Amigos Atalaienses Residentes em Manaus - AFAMA convida todas as pessoas que promovem o apoio social, têm o desejo de realizar esse apoio e aquelas que ainda não sabem como participar e atuar em prol da sociedade pelo espírito altruísta que cada um possui. É o momento de confraternizar e conhecer os caminhos que podem permitir você a colaborar com o próximo por dias melhores. Leia o artigo abaixo para conhecer os detalhes do evento que vai mexer com Manaus: dia da Responsabilidade Social. Participe. AFAMA: AÇÃO ENTRE AMIGOS.



MANAUS - Mais de 60 atividades socioculturais gratuitas foram programadas pelo Centro Universitário do Norte-UniNorte para o dia da Responsabilidade Social, comemorando neste sábado, amanhã, dia 29. A instituição, integrante da rede internacional de universidades Laureate, vai realizar o evento aberto ao público em todas as unidades da instituição, além de parques e praças.
A abertura do evento será feita com o lançamento do Movimento Cultural Solidário. O evento acontece no Teatro UniNorte Maria Hercília Tribuzy, organizado pela Coordenação de Extensão.
O UniNorte participa todos os anos da ação promovida pela Associação Brasileira de mantenedores de Ensino Superior-ABMES, com o objetivo de expor projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano. Haverá apresentações culturais e educativas, além da comemoração do aniversário de 4 anos do do Coral Econorte, do curso de Economia. São mais de 60 atividades que começam às 8h e só terminam por volta das 12h. A programação completa pode ser conferida no site www.uninorte.com.br


Fonte: www.portalamazonia.com

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

terça-feira, 25 de setembro de 2012

CANAL AUSTRALIANO É CONDENADO POR PRODUZIR CONTEÚDO RACISTA CONTRA TRIBO INDÍGENA DO AMAZONAS





Material exibido pelo Channel 7 sobre o povo Suruwaha foi considerado pelo órgão regulador da imprensa australiana como racista e impreciso




A exibição de um documentário sobre a tripo Suruwaha, no Amazonas, por uma equipe do canal de televisão Channel 7, da Austrália, resultou na condenação pelo órgão regulador da imprensa australiana, do referido canal, em virtude do material ter violado o código de comunicação daquele país.
Apesar da condenação ter sido divulgada nessa segunda-feira, dia 24, pela Organização Não-Governamental Survival International, a exibição do programa ocorreu no dia 4 de setembro do ano passado, no programa Sunday Night.
No filme, o povo Suruwaha é retratado como sendo um "povo da Idade da Pedra", perdido no tempo, e que pratica o infanticídio, quando uma criança nasce com má formação ou nasce de uma mãe solteira. Conforme o conteúdo do material, as crianças são levadas para serem mortas na selva onde são abandonadas para serem devoradas por animais selvagens ou enterradas vivas.
A época, a ONG classificou o material como um "Show de horrores na TV", e denunciou o caso à autoridade australiana de comunicações e mídia (do inglês Australian Communications and Media Authority - ACMA), uma vez que o Channel 7 recusou-se a publicar uma correção sobre o material.
Em seu julgamento, a ACMA considerou o Channel 7 culpado pela quebra da sua cláusula de racismo - "provocar um intenso desgosto, sério desprezo ou severo ridículo de uma pessoa ou um grupo" - além de declarar o Channel 7 também culpado por emitir material impreciso.
"Essa foi uma das piores matérias sobre povos indígenas contemporâneos que já vimos. Fantasiaram-nos como monstros cruéis e inumanos, no mesmo desprezo colonialista do século XIX que os considerava como "selvagens primitivos", declarou o diretor da Survival International, Stephen Corry, em uma matéria publicada no site da organização sobre a decisão do órgão regulador da imprensa australiana.
Ainda conforme a matéria do site, o Channel 7 entrou com um recurso na Corte Federal da Austrália uma revisão judicial do caso.

Fonte: www.acritica.com.br

* Com informações do site da Survival International

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA


JUSTIÇA ELEITORAL EM MATO GROSSO DO SUL MANDA PRENDER PRESIDENTE DO GOOGLE NO BRASIL







CUIABÁ - O Tribunal Regional Eleitora do Mato Grosso do Sul-TRE-MS determinou a suspensão por 24 horas do YouTube e do Google em todo o Estado e a prisão do presidente do Google no Brasiil, Fábio José Silva Coelho, por crime de desobediência.
Segundo a Justiça Eleitora, o site não tirou do ar dois vídeos contra o candidato a prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal do PP.
Na semana passada, o juiz Flávio Saad Peren, da 35a Zona Eleitoral, já havia determinado as punições. O Google recorreu da decisão, mas o pedido foi negado durante o fim de semana. "Conquanto seja um espaço livre e democrático, o uso indevido da internet, na esfera eleitoral, deve ser coibido, na medida em que não se trata de território isento de responsabilidade e não se vislumbra qualquer causa de imunidade no manuseio dessa ferramente de comunicação", escreveu o juiz Amaury Kuklinski, relator do caso no tribunal.
A Polícia Federal em Mato Grosso do Sul disse que a determinação foi repassada à Polícia Federal em São Paulo, onde Coelho trabalha. A assessoria da polícia, no entanto, disse que ainda não recebeu nenhuma ordem de prisão.
Em nota, o Google disse apenas que está recorrendo da decisão que determina a remoção do vídeo do YouTube. "Em sendo uma plataforma, o Google não é responsável pelo conteúdo postado em seu site", informou o comunicado.

OUTRO CASO

Essa não é a primeira vez nestas eleições quem um juiz determina a prisão de um funcionário do Google Brasil.
Na semana passada, juiz Ruy Jander Teixeira, da 17a Zona Eleitoral de Campina Grande-Paraíba, havia mandado prender o diretor geral do Google no Brasil, Edmundo Luiz Pinto Balthazar, por descumprir ordem judicial.
O magistrado alegou que a empresa desobedeceu a ordem para retirar do YouTube um vídeo que denegria a imagem do candidato à Prefeitura de Campina Grande Romero Rodrigues do PSDB, e para excluir todos os compartilhamentos realizados.
O Google Brasil recorreu e o juiz Miguel de Britto Lyra entendeu que Balthazar não poderia ser responsabilizado pela veiculação do vídeo e suspendeu a prisão.
Em agosto, um juiz eleitoral de Santa Catarina determinou que o Facebook fosse tirado do ar em todo o país. Dois dias depois, o juiz suspendeu a decisão.

Fonte: www.folha.com.br

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


sábado, 22 de setembro de 2012

CONCURSO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO AMAZONAS OFERECE SALÁRIOS DE ATÉ R$ 3,2 MIL





Tribunal de Justiça do Amazonas




MANAUS - O edital do concurso público do Tribunal de Justiça do Amazonas-TJAM para o preenchimento de 25 vagas de assistente judiciário (nível médio) e auxiliar judiciário II (nível fundamental) nos municípios da 2a subrregião do Amazonas, que compreende as Comarcas de Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, Tefé e Uarini, está disponível no Diário da Justiça Eletrônico-DJE.
Os aprovados no certame receberão vencimento de R$ 1.717,28 para o cargo de nível fundamental e de R$ 3.281,13 para nível médio, mais os benefícios de auxílio-alimentação, no valor de R$ 1.000,00, e auxílio-saúde, de R$ 265,43. São acrescidos ao vencimento auxílio-alimentação no valor de R$ 1.000,00 e o auxílio-saúde no valor de R$ 265,43.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente nos fóruns das comarcas da 2a subrregião, no período de 1o a 11 de outubro, durante o horário de expediente forense. O candidato deverá se inscrever na mesma Comarca de realização da prova/classificação e, no ato da inscrição, deverá entregar cópia legível do documento de identificação oficial e apresentar o original para conferência.
A inscrição poderá ser realizada por meio de terceiros, mediante procuração específica simples assinada pelo candidato, não sendo necessário o reconhecimento de firma. O candidato que concorrer ao cargo de assistente judiciário (suporte ao usuário de informática - interior), deverá se inscrever obrigatoriamente na Comarca de Tefé (Juizado Especial Cível e Criminal).

PROVAS

As provas serão realizadas nas Comarcas de Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, Tefé e Uarini, em dia e local a serem divulgados posteriormente no DJE, no portal do Tribunal de Justiça do Amazonas-TJAM e nos murais dos fóruns das comarcas citadas. O conteúdo programático é diferenciado para cada cargo e pode ser visualizado no Anexo III do Edital n. 01/2012 - CP2a.

ESTÁGIO

A Escola de Aperfeiçoamento do Servidor divulga o resultado do teste realizado pelos candidatos a estágio no TJAM, promovido nos dias 13 e 14 de setembro.
De acordo com o TJAM, a classificação foi realizada de acordo com a quantidade de acertos nas provas de Língua Portuguesa e Informática, compostas por dez questões de cada disciplina.

Fonte: www.acritica.com.br

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FESTIVAL AMAZONENSE DE MÚSICA SERÁ ATRAÇÃO DE 26 A 30 DE SETEMBRO NO TEATRO AMAZONAS



O festival reúne um público significativo no Teatro Amazonas e no Largo


A novidade deste ano é que a Secretaria de Estado da Cultura-SEC irá gravar um DVD com as dez primeiras músicas finalistas e oito músicas das bandas da Mostra Não Comparativa, além do making off do festival


MANAUS - Todo o talento, poesia e essência dos compositores e cantores do Estado serão revelados novamente, por meio do Festival Amazonas de Música-FAM, que será realizado de 26 a 30 de setembro, no Teatro Amazonas. A reportagem do BEM VIVER conversou com alguns dos vencedores da última edição para saber suas opiniões sobre o formato desta terceira edição do festival.
A novidade deste ano é que a Secretaria de Estado da Cultura-SEC irá gravar um DVD com as dez primeiras músicas finalistas e oito músicas das bandas da Mostra Não Competitiva, além do making off do festival.

DVD DE QUALIDADE

Sobre a proposta, Lucevilson de Souva, um dos compositores que tiveram sua obra selecionada para esta edição, afirma que aprova, mas que espera que o DVD tenha uma maior qualidade em comparação ao CD feito na última edição.
"Ano passado foi feito um CD com músicas da Mostra Competitiva e Não Competitiva, ouvi as músicas e no final do disco cansei, porque eram muitas canções para escutar. O DVD carece de mais cuidado e qualidade. Senti falta disso ano passado. É importante ganhar o prêmio do festival, mas o público conhecer o trabalho do artista e consumi-lo é mais importante. Isso que deve ser buscado e trabalhado e não apenas a parte monetária", explica Souza, que participará este ano com a canção "Traquinagem" - o artista ganhou ano passado o prêmio de Melhor Letra por "Bom Violeiro".
Já Nícolas Jr., que irá disputar o festival com a canção "Vicissitude", gostou da ideia do DVD e aprovou o resultado do álbum gravado no ano passado. "Gostei da qualidade. Não podemos fazer uma grande comparação com os discos de fora, porque os caras investem muito em equipamentos", opinou o cantor, que em 2012 ficou na terceira colocação na categoria Melhor Música, graças a sua composição "Da Surdez à Sinfonia". Ao todo, 30 canções foram selecionadas para a Mostra Competitiva (leia a lista).

FEIRINHA

Paralelo ao FAM, acontece uma feirinha de música na Casa das Artes - rua José Clemente, 560, Centro -, onde os músicos, cantores e compositores da região irão poder vender seus discos, DVD, camisas, entre outros. A feirinha funciona no mesmo período do festival, sempre das 16h às 20h. "É uma iniciativa boa, mas acredito que quanto mais facilitar o acesso ao público é melhor. A Casa das Artes é escondida e não dá visibilidade aos produtos que serão comercializados", explica Souza.
Amanhã, dia 20, às 10h, a SEC, em parceria com o Fórum Permanente da Música, realizará uma coletiva de imprensa em que será revelada a atração nacional, homenagens e detalhes sobre a programação acadêmica do festival.

LISTA

CANÇÕES SELECIONADAS PARA A MOSTRA COMPETITIVA:

"A juventude que em seus sonhos passeia", "A paz no seu rosto", "Amor em silêncio", "Aruanda", "Canção para Manaus", "Carta ao futuro", "Cordas de travessia", "Devaneios", "Doce canção de domingos", "Dueto em contraponto", "Entre verdes", "Estrelas ao luar", "Futebol, carne e samba", "Gaiola e o passarinho", "Ladeira vida", "Lembrando Oz", "Menino", "Minha vida sem você", "O grito da floresta", "Obsessão", "Sonata do dia", "Sonhos em palhas", "Temporal", "Traquinagem", "Um choro sem lágrimas", "Velhas ideias novas", "Velhos tempos", "Vicissitude", "Yara".

Fonte: www.acritica.com.br

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


terça-feira, 11 de setembro de 2012

GOVERNO ANUNCIA PAGAMENTO "ATRASADO A SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR RECÉM-FORMADOS



Soldados-alunos receberão agora como soldados.




MANAUS - O Secretário-Chefe da Casa Civil, Raul Zaidan, anunciou na manhã desta terça-feria, 11, que o governo do Amazonas vai promover os alunos-soldados da Polícia Militar do Amazonas à graduação de Soldados. Zaidan se reuniu com o Deputado Estadual Cabo Maciel, do PR, que recebeu policiais militares nesta amanhã, na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas, no Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus.
De acordo como Zaidan, os alunos-soldados têm o direito desde que foram formados soldados em maio deste ano e serão incluídos na folha de pagamento de setembro do Estado. "Não devemos nem usar o termo retroativo. Eles são soldados desde a data em que foram formados e receberão os atrasados a partir de outubro, conforme distribuição do calendário da Sead", explicou.
O Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública-SSP, Humberto Ramos afirmou que a demora na promoção dos alunos-soldados para soldados refere-se ao volume de policiais formados e à dificuldade da realização do cadastro junto à Sead.
"A Polícia Militar tem tratado como prioridade a inclusão dos 1,8 mil nomes à corporação para que troquem o bolsa-auxílio para o salário", afirmou o secretário executivo que, também informou não ter ciência da possível paralisação dos novos policiais.


Fonte: www.diariodoamazonas.com.br
* Colaborou Dhyene Brissow

Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

domingo, 9 de setembro de 2012

COMO SOBREVIVER NA AMAZÔNIA. APRENDA A LIDAR COM A NATUREZA


Foto: Luiz Braga/ Paratur



MANAUS - Densa, úmida e repleta de animais peçonhentos, a Floresta Amazônica é uma região de difícil acesso. Para preparar seus soldados, o Centro de Instrução de Guerra na Selva-SIGS ensina como sobreviver nesta mata fechada, aproveitando os recursos naturais do lugar.
De acordo com o Capitão Mendes Mello, a sobrevivência na floresta depende, principalmente, do local onde a pessoa se encontra e de que forma chegou lá. "Se alguém se perde sozinho, a primeira reação é de pânico, que se transforma em solidão. Estamos acostumados com o agito da cidade grande e esses sentimentos geram um desespero enorme. Já em grupo, a dica é apontar um líder para não haver desentendimentos, afinal vivemos em uma democracia", explicou.
Acidentes de avião, naufrágios ou desorientação são os principais motivos que levam alguém a essas situações extremas. "Pode parecer bobagem, mas um canivete ou kit de primeiros socorros fazem milagres quando estamos em risco. Então, se você vai acampar ou viajar, lembre-se de levar uma bolsa com esse tipo de material, não é pessimismo é prevenção", recomenda.
Outro ponto chave para a sobrevivência na floresta é a alimentação. De acordo com Mello, não se pode comer qualquer tipo de fruta. "O ideal é prestar atenção e verificar se existem frutas que foram mordiscadas por pássaros ou animais silvestres. Se tiver ração, use com moderação. Afinal, o corpo não pode ficar fraco nestes momentos", frisou.


AULAS DE SOBREVIVÊNCIA

A amazonense Danielle Macedo é formada pelo curso de Comissários pela Escola de Aviação GF, de Brasília. Ela está participando de um estágio realizado pelo CIGS voltado para situações de risco na floresta. "Estou obtendo conhecimentos que abrangem várias áreas da sobrevivência. Todas as aulas nos ensinam o que fazer em determinado momento. É sem dúvida uma oportunidade para colocar as minhas habilidades à prova", informou.
Durante as aulas de sobrevivência na selva, a tenente aderiu à nomenclatura ESAOM (estaacione-se, sente-se, alimente-se, oriente-se e navegue-se). Confira os detalhes da instrução:





ESTACIONE-SE

- Evite deslocamento desnecessário;
- Aproveite os recursos da aeronave ou embarcações;
- Aguarde o resgate próximo ao local;
- Traçar um plano de sobrevivência.

SENTE-SE

- Evite cansaço;
- Cuide de seus ferimentos;
- Cuide dos feridos, pois, podem ser úteis para o grupo;
- Mantenha a calma.

ALIMENTE-SE

- Procure nutrir o organismo;
- Busque alimentos oferecidos pelo local antes de consumir a porção;
- Seja moderado em suas necessidades.

ORIENTE-SE

- Determine o norte e o sul, para definir a direção certa;
- Na dúvida, não prossiga.

NAVEGUE-SE

- Procure documentos ou mapas, para saber os planos de voo e da rota de navegação;
- Utiliza-se dos meios de auxiliar a navegação (bússola, GPS, carta do terreno);
- Siga a direção com exatidão e cuidado.



Fonte: www.acritica.com.br

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ESCOLAS COMEMORAM DIA DO AMAZONAS COM DESFILE DE GALA



 O efetivo de 275 agentes de trânsito estará atuando durante os eventos



MANAUS - O governo do Estado do Amazonas abriu nesta quarta-feira, dia 5, a programação oficial da Semana da Pátria e do Amazonas. Neste ano, o tema do evento será: "Amazonas: terra de oportunidades" e as atividades do dia terão como objetivo evidenciar os fatos históricos que marcaram a proclamação da República e a autonomia administrativa do Amazonas, buscando fortalecer na sociedade o sentimento de civismo e o respeito aos símbolos oficiais do Estado e da Pátria.
No dia em que se comemora a elevação do Amazonas à categoria de Província - 5 de setembro -, a programação começou às 8h na praça da Saudade, no Centro da cidade de Manaus, com homenagem póstuma ao primeiro presidente da Província do Amazonas: João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha.
Às 17h, no Centro de Convenções do Amazonas, o sambódromo, que fica localizado na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, foi realizado o tradicional desfile cívico escolar, que este ano reunirá mais de 100 mil estudantes de escolas públicas e militares de Manaus, além de entidades educacionais e sociais.
Durante o desfile, estudantes de escolas de todas as zonas da cidades apresentaram painéis ilustrativos ressaltando as características empreendedoras e naturais do Amazonas.

7 DE SETEMBRO

Na sexta-feria, data em que se celebra a Independência do Brasil, será realizada às 17h30min, a cerimônia de "Abafamento do Fogo Simbólico" e, logo depois, também no sambódromo, às 18h terá início o desfile militar, das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A organização da Semana da Pátria esclarece à população que este último evento - o desfile militar - diferentemente dos anos anteriores quando foi realizado no período da manhã, está programado para as 18h. Antes, contudo, a partir das 17h, quando o sol já tiver baixado, haverá apresentações de bandas das unidades militares tocando música popular brasileira-MPB.

CABANAGEM

Até 5 de setembro de 1850, o Amazonas integrava a Província do Grão-Pará e Maranhão, cuja capital era Belém. A decisão de tornar a Província do Amazonas independente veio após a fidelidade ao Imperador Dom Pedro II demonstrada pelos amazonenses durante a guerra da CAbanagem (1935-1940).


Fonte: www.acritica.com.br

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

GAVIÃO-REAL: A MAIOR ÁGUA DAS AMÉRICAS ESTÁ AMEAÇADA DE EXTINÇÃO


O gavião real atinge a idade adulta aos cinco anos e pode viver até 40 anos. Foto: João Marcos Rosa.




MANAUS - O desmatamento e a caça têm deixado sob risco de extinção a maior águia das Américas. O gavião-real, que pode chegar a 2 metros de comprimento de uma ponta à outra da asa. De acordo com a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA, Tânia Sanaiotti, um Programa de Conservação tem acompanhado o desenvolvimento de filhotes em comunidades onde existem ninhos, desenvolvido campanhas de proteção e reabilitado os que estão feridos para serem reintegrados à natureza. O gavião-real precisa de árvores muito altas para construir seu ninho, como a Castanheira, o Angelim ou a Sumaúma.

Caça, principalmente, preguiças, além de macacos e porco-espinho. Foto: João Marcos Rosa


Os ninhos do gavião-real, possuem quase 2 metros de diâmetro. A fêmea põe de um a dois ovos que são chocados durante 58 dias. A cada três anos, é criado um novo filhote de gavião-real que voa pela primeira vez aos seis meses e é alimentado pelos pais até os dois anos e meio de idade. O Programa Brasileiro de Conservação do Gavião-Real foi criado em 1997. A fêmea pesa entre 6 a 8 kg, enquanto o macho pesa entre 4,5 e 5,5 kg. "Os gaviões-reais capturados recebem uma anilha do CEMAVE/ICMBIO para serem identificados na floresta e também serem rastreados por meio de sinais enviados por satélites para saber a distância de dispersão dos filhotes e a área utilizada pelos adultos", conta a pesquisadora. O programa conta com a participação de escolas, comunitários, organizações locais e órgãos municipais, que formam a corrente da conservação do Gavião-Real. Quando adulto, a cabeça do gavião-real torna-se cinza, com duas penas evidentes no penacho e uma faixa de penas pretas no pescoço. Cabeça, lados do pescoço e gargante são cinza-claro; dorso e parte superior das asas são pretos, não há dimorfismo sexual quanto à coloração das penas. Alimenta-se de mamíferos de médio e pequeno porte (tais como preguiças e primatas) e aves e se reproduz a cada dois anos e meio a três.
Mas não só o gavião-real (Harpia harpyja) entre no programa de conservação. O Uiraçu-falso também conhecido popularmente como gavião-real-falso, o Morphuns guianensis (Daudin 1800), e o gavião-de-penacho, o Spizaetus ornaatus, também ameaçados pelo desmatamento e a caça, estão sendo acompanhados pelos seguidores do programa.
O gavião-real, harpia, uiraçu, gavião-pega-nenê (Harpia harpyja) possui garras de 6 cm de comprimento que o colocam como a mais possante ave de rapina do mundo. Chega a medir 1,05 c de comprimento total do corpo e, quando adulto, pode atingir 2,05 m de uma ponta a outra das asas. Seu peso varia entre 5kg (macho) e 10 kg (fêmea).
Já o Uiraçu-falso possui garras (hálux) de 4 cm, atinge entre 81 e 91 cm de comprimento total do corpo, tem uma envergadura de 1,60 cm de uma ponta a outra das asas e pesa entre 1 kg (macho) a 1,5 kg (fêmea). Tem um penacho preto com uma pena evidente, cinza no pescoço e alto do peito, região ventral clara, com estrias bege-claro. Possui morfotipos distintos e alimenta-se de pequenos mamíferos, aves e répteis. Sua reprodução é de um filhote a cada um ano e meio.

A fêmea pesa entre 6 a 8 kg, enquanto o macho pesa entre 4,5 a 5,5 kg. Fotos: João Marcos Rosa


O Gavião-de-Penacho, Spizaetus ornatus (Daudin 1800), também conhecido por inapacanim e águia-de-tufo, possui garras de 58 a 67 cm de comprimento e envergadura de 1,50 m de uma ponta a outra das asas. Pesa 1 kg (macho) e 1,5, kg (fêmea). O pescoço tem a cor-de-castanha, costas preto fuliginosas, coberteiras superiores das asas pretas, causa preta, garganta branca, penacho da cabeça preto. Alimenta-se de diversas espécies de aves, pequenos mamíferos e répteis e se reproduz a cada dois anos.

SOBRE A PESQUISA

Tânia Sanaiotti possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (1892), mestrado em Biologia Tropical e Recurso Natuais Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1987), doutorado em Biological and Molecutlar Sciences - University of Stirling (1996) e pós Doutorado em Nicho potencial de Harpia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- INPE (2008).
Desde 1987 é pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e é anilhadora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Tem experiência na área de Ecologia de plantas e vertebrados, com ênfase em Ecologia de Savanas Amazônicas, atuando principalmente nos seguinte temas: savana, aves, conservação de espécies ameaçadas, Amazônia. Líder do Grupo de Pesquisa "Fitogeografia da Amazônia".

Fonte: www.portalamazonia.com

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br