Google+ Followers

LEIA O TEXTO EM OUTRAS LÍNGUAS / READ TEXT IN OTHER LANGUAGES

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Voto de ministro fica pronto e permite a STF voltar a julgar ficha limpa


Supremo vai decidir sobre a aplicação da lei nas eleições de 2012.
Neste mês, julgamento foi adiado porque Joaquim Barbosa pediu vista.


O voto do ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012 está pronto, segundo apurou a repórter do G1. Desde o início do mês, o julgamento da ficha limpa no STF está suspenso devido a um pedido de vista do ministro.
Depois que o sistema eletrônico interno do STF acusar a liberação do voto de Barbosa, estará atendida a condição técnica para a retomada do julgamento, o que acontecerá quando a presidência voltar a relacionar o caso na pauta do tribunal.
A suspensão do julgamento ocorreu em sessão no início deste mês, quando Barbosa pediu vista de três ações que buscam esclarecer os efeitos da lei na eleição do ano que vem. Até aquele momento, somente o relator do processo, ministro Luiz Fux havia votado – a favor dos pontos da lei que garantem sua aplicação em 2012.
Antes da suspensão do julgamento, no último dia 9 de novembro, somente o relator do caso, ministro Luiz Fux, havia votado – a favor dos pontos da lei que garantem sua aplicação em 2012.
Na ocasião, Barbosa disse que pediu vista para evitar um novo empate, como os que ocorreram em outros casos envolvendo a ficha limpa. Ele afirmou que só liberaria os processos para dar sequência ao julgamento depois que o plenário estivesse completo.
O Supremo conta atualmente com dez ministros, um a menos que a sua composição completa – Rosa Maria Weber Candiota, indicada pela presidente Dilma Rousseff, ainda não foi sabatinada pelo Senado e não tem data para tomar posse.
Como o voto de Barbosa ficou pronto, há chance de a análise do caso vir a ser retomada antes do recesso do Judiciário, que começa no dia 19 de dezembro. Na ocasião em que Barbosa pediu vista, ministros avaliaram que o caso só voltaria à pauta em 2012.
A repórter do G1 apurou que a possibilidade de que algum ministro reveja sua posição – e evite um eventual empate – é o que pode permitir que o caso venha a ser julgado ainda neste ano, mesmo com a Corte desfalcada.
O Supremo vai analisar ponto a ponto a lei e definir se as regras são constitucionais e podem ser aplicadas às eleições municipais de 2012.
Alguns ministros ouvidos pela repórter do G1 também demonstraram preocupação em definir mais rapidamente a aplicação da lei para evitar problemas com candidaturas dos partidos.

Conflitos

As ações que buscam definir os efeitos da norma para 2012, foram apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).
A lei impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.
O primeiro impasse sobre a Lei da Ficha Limpa surgiu com a dúvida sobre sua aplicação nas eleições de 2010. De acordo com a Constituição, a lei que altera o processo eleitoral não pode ser aplicada no mesmo ano que entrou em vigor. Com base nesse argumento, em março deste ano, a maioria dos ministros do STF derrubou a validade da norma para o pleito do ano passado.
Diante das divergências em torno da aplicação da Ficha Limpa, passados 13 meses do fim das eleições, há políticos que, mesmo tendo conseguido votos suficientes para se eleger, ainda tentam na Justiça assumir os mandatos.
No julgamento, o Supremo vai analisar se a lei tem pontos que contrariam a Constituição. Para alguns ministros do STF, o fato de a lei atingir condenações anteriores à sua vigência seria contrário ao princípio da segurança jurídica.
O artigo 5º da Constituição afirma que "não há crime sem lei anterior que o defina". Dessa forma, os condenados por órgãos colegiados antes da lei não poderiam ser punidos agora. Se prevalecer essa tese, a Lei da Ficha Limpa valerá apenas para condenações ocorridas depois da edição da norma.
A Lei da Ficha Limpa é questionada ainda por declarar inelegíveis políticos que ainda poderiam recorrer das condenações que sofreram. Segundo os críticos da lei, a ficha limpa contraria o chamado "princípio da presunção de inocência", pelo qual uma pessoa só pode ser considerada culpada depois de esgotadas todas as possibilidades de recurso.

 Fonte: www.g1.com.br

postado por Rubem Tadeu - Presindente da AFAMA

Ufam divulga gabarito das provas do PSC 2011 em Manaus



MANAUS- A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou os gabaritos para as provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC/2012) da instituição. As provas foram aplicadas para alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, neste domingo (27).
Os gabaritos podem ser acessados no site da Comissão Permanente de Concursos (Comvest). O PSC diponibiliza 2.736 mil vagas para a Universidade, sendo 1.911 mil vagas para a capital e 825 para os municípios de Benajmin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.
O exame é divido em três etapas. O estudante realiza a inscrição ainda no primeiro ano do Ensino Médio, e a cada ano, realiza uma parte da prova. No início da última etapa, o candidato escolhe o curso desejado. A média é obtida com base na pontuação dos três anos de realização da prova.

Recurso

O prazo para o aluno ingressar com recurso sobre as questões das provas é de até 48 horas após a divulgação do gabarito do exame. O requerimento estará disponível no endereço eletrônico www.comvest.ufam.edu.br e poderá ser enviado por fax (92) 3305-4212 ou ser entregue na sede da Comvest, das 08h às 12h e das 13h às 17h, no Campus Universitário.

Veja o gabarito das provas:


Acompanhe o Portal Amazônia no Twitter e Facebook
 
Fonte:  www.portalamazonia.com

Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
 
 

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Países assinam compromisso para criação de Universidade da Amazônia


 Universidade da Amazônia seria ferramenta para integrar países da região.Foto: Divulgação/Funai


MANAUS - Representantes dos países da Amazônia Ocidental buscam formas de integrar a região com a criação da Universidade Regional Amazônica. A intenção transformou-se em compromisso na XI Reunião de Ministros das Relações Exteriores dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), na última terça-feira (22), em Manaus.
O oitavo ponto da carta “Compromisso de Manaos” menciona que a iniciativa partiu da Delegação do Equador. Segundo o documento, o centro acadêmico seria especializado em assuntos sobre a Amazônia. O acordo estabeleceu, ainda, a criação de uma Comissão Especial – formada por membros das instituições de ensino superior – para estudar e implementar a ideia.
Segundo o diretor administrativo da Secretaria Permanente da OTCA, engenheiro Carlos Aragón, técnicos da Secretaria estudarão a viabilidade da proposta. “Criar uma universidade não é apenas uma questão política. O segundo passo é analisar a viabilidade financeira. Precisamos criar uma universidade que tenha viabilidade ao longo do tempo. Isso exige trabalho aprofundado”, disse.


Proposta

Em palestra no “Seminário Desafios e Oportunidade da Cooperação Amazônica” , realizada nesta quinta-feira (24), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) defendeu a criação da universidade internacional da Amazônia.  O encontro fez parte da programação da OTCA. “Nossa biodiversidade é semelhante. Essa medida impulsionaria a criação de uma rede integrada”, destacou.
Grazziotin disse que já conversou com a presidente Dilma Rousseff sobre o projeto. Segundo ela,  o grupo cogitou a implantação da instituição no município de Bejamin Constant (a 1.118 quilômetros de Manaus). “Estamos recebendo propostas e discutindo para verificar qual seria o melhor local. Isso depende de vários fatores como análise de logística e infraestrutura da cidade”, afirmou ao portalamazonia.com.

Fonte: www.portalamazonia.com
Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Apenas um curso de Direito no AM é recomendado pela OAB


Presidente da OAB-AM, Fábio Mendonça, diz que cobrará mais emprenho dos estudantes de Direito (Luiz Vasconcelos: 3/2/2010 )
 Os cursos recomendados receberão, dentro da 4ª edição do “Programa OAB Recomenda”, o Selo OAB, que aponta a qualidade do ensino jurídico de instituições de ensino superior em todo o País. Foram avaliados 791 cursos no Brasil em um universo de 1,2 mil, aproximadamente

MANAUS - Entre dez cursos de Direito em atividade no Estado, apenas o da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) recebeu recomendação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - nacional). No total, 90 cursos foram recomendados de um universo de 1,2 mil, aproximadamente, ou seja, 7,5%. O dado foi divulgado na 21ª Conferência Nacional dos Advogados, que acontece em Curitiba (PR) desde o dia 20 e segue até a próxima quinta-feira (24/11).
Os cursos recomendados receberão, dentro da 4ª edição do “Programa OAB Recomenda”, o Selo OAB, que aponta a qualidade do ensino jurídico de instituições de ensino superior em todo o País. Foram avaliados 791 cursos no Brasil em um universo de 1,2 mil, aproximadamente. Os demais não chegaram a passar sequer pelos critérios mínimos de qualidade.
Além do Amazonas, Alagoas, Amapá, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins também tiveram apenas um curso recomendado. Os Estados do Acre e do Mato Grosso não tiveram sequer um curso com recomendação. Os critérios de avaliação adotados foram as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2009) e do Exame da OAB (2010).
Segundo informações contidas no portal da OAB na internet, os requisitos mínimos para habilitação dos cursos jurídicos que participaram do estudo foram os seguintes: terem participado de todos os três Exames da OAB considerados como variável  de análise e terem um mínimo de 20  inscritos  em cada um deles.
Realidade regional
O presidente da seccional da OAB no Amazonas, Fábio Mendonça, está no encontro e atribui a deficiência nos cursos do Estado à baixa qualidade do ensino nas universidades e ao índice baixo de aprovação nos exames da Ordem, o qual chegou a 9%, aproximadamente, na última prova ocorrida em outubro deste ano.
Ele explica que, entre as medidas a serem adotadas após a divulgação do estudo, estará a recomendação da intensificação, pelo menos no último ano de faculdade, das práticas forenses, cujas disciplinas são a base do curso. “Também incentivaremos os professores a cobrarem mais empenho dos alunos”, assegurou.
Para o professor de Direito e presidente da Comissão de Exames da OAB-AM, Caupolican Padilha, “a educação jurídica está com um problema a nível nacional, e não setorizado”. Mas, se tratando especificamente do Amazonas, ele explica que na última vez em que os dados nacionais foram divulgados, em 2008, o Estado ficou em último colocado. A avaliação foi feita com base no nível de aprovação de candidatos no Exame da OAB.
Contudo, no intervalo de poucos meses entre o último e o penúltimo exame, o índice de aprovação, embora abaixo das expectativas, passou de 7% para 9%, o que para o professor representa a baixa preocupação das faculdades com o Direito e, principalmente, com a seleção de alunos. “Nós (Amazonas), desde que o exame se unificou (em 2010), temos tido um dos piores índices do País entre todas as 27 seccionais”, ressalta. “Além disso, a falta de critério das faculdades ao selecionar os ingressos no curso é visível. Isso tudo contribui para termos uma educação jurídica de péssima qualidade e índices baixos de aprovados”, completa Caupolican.
Ele destaca que serão realizadas reuniões com comissões nacionais da OAB para debater os reais fatores que levaram aos índices apontados pelo estudo no Estado. No entanto, o professor destaca que, para mudar a realidade regional, será necessário que as faculdades demonstrem maior preocupação com o ensino, apresentando políticas educacionais mais sérias.
“É muito fácil entrar numa faculdade particular em Manaus e o aluno vem com uma deficiência do ensino médio. Existe uma dificuldade visível de aprendizado nos cursos de direito, o que dificulta uma possibilidade melhor do aluno no que diz respeito à habilidade e competência necessárias para um bacharel em direito”.
A consequência disso é o “exército” de bacharéis em direito que demoram, às vezes, até dez anos para serem aprovados no exame da Ordem. Caupolican cita como exemplo de critério a Alemanha, país no qual o bacharel tem a chance de fazer o exame apenas duas vezes. No caso de reprovação em ambas, ele retorna para o banco da faculdade. “No Brasil, há bacharéis fazendo o exame dez anos seguidos, sem sucesso”, diz.
O Brasil é o terceiro maior colégio de Direito do mundo, que reúne 40% dos cursos disponíveis, ou seja, 1,2 mil de um total de três mil. E, mesmo com a população de cerca de 190 milhões de pessoas, muito inferior, por exemplo, a de países como a Índia, que possui quase um bilhão de habitantes, forma uma quantidade superior de bacharéis (120 mil/ano, aproximadamente, contra 20 mil do país da Ásia Meridional).


Fonte: www.acritica.com.br


Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Amazonas receberá R$ 41.151.704 como adicional ao Fundo dos Municípios


 

A porcentagem é referente à arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), e o Imposto de Renda (IR) de dezembro do ano anterior até novembro do ano corrente

Os municípios brasileiros têm direito a um adicional de 1% no Fundo de Participação dos Municípios, disponibilizado todo dia 10 de dezembro. Em 2011 o Amazonas terá direito a um montante equivalente a R$ 41.151.704.
A porcentagem é referente à arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), e o Imposto de Renda (IR) de dezembro do ano anterior até novembro do ano corrente.
Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, o incremento no repasse é uma das mais importantes conquistas do movimento municipalista. Ele destaca ainda que o valor “deve auxiliar os gestores municipais no planejamento do encerramento do ano e no pagamento do 13.º salário dos servidores públicos municipais”.
O levantamento da CNM foi feito com base nas reestimativas de Receita do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e dos relatórios sobre o comportamento da receita da Secretaria da Receita Federal. A partir destes dados a CNM indica quanto cada Município deve receber com a distribuição do montante.
De acordo com os cálculos da CNM, o 1% do FPM em 2010 foi de R$ 2,229 bilhões e o valor estimado para este ano é de R$ 2,779 bilhões, um crescimento de 24,54%.
Veja os municípios do Amazonas a receber os maiores valores.

Fonte: www.acritica.com.br
Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA


sábado, 19 de novembro de 2011

ASSOCIAÇÃO DOS ATALAIENSES FAZ ENTREGA DE COLCHÕES PARA ESTUDANTES EM MANAUS




MANAUS - A parceria entre a Associação dos Filhos e Amigos Atalaienses Residentes em Manaus - AFAMA e a Secretaria de Assistência Social do Estado do Amazonas - SEAS firmada neste mês de novembro resultou em mais um benefício para os estudantes atalaienses residentes em Manaus: a aquisição de colchões de solteiro. Esse feito se deve às negociações entre a Assistente Social Daniele Castro Alves e a Senhora Denise Maués, Chefe de Gabinete da Exma. Senhora Regina Fernandes, Secretária de Assistência Social do Amazonas.
Isso representa o início de um trabalho voltado para o estudante junto a SEAS. Na ocasião, a Exma. Senhora Secretária manifestou seu desejo de colaborar com o aprendizado dos jovens atalaienses, que estão em busca de um futuro promissor.
De acordo com a Assistente Social Daniele, essa ação foi apenas o primeiro ato de muitos que serão concretizados com a SEAS em prol dos estudantes atalaienses e afirmou ainda que em breve cestas básicas poderão entrar na relação de produtos que serão fornecidos para a AFAMA, objetivando beneces para os estudantes atalaienses.
Esta parceria vinha sendo trabalhada com critérios e cuidadosamente, disse a Assistente Social Daniele, pois há tempos esse era o desejo da Diretoria Executiva da AFAMA, a fim, claro, de atender uma das necessidades de alguns estudantes atalaienses. E foi pensando somente neles que todos unidos buscaram a parceria com a SEAS, secretaria com a qual tínhamos a certeza de que daria realmente certo.
Hoje, 19, vários estudantes atalaienses compareceram à Sede Provisória da AFAMA para receber seu colchão. Na ocasião, fora feito um Termo de Entrega para registrar a legalidade e a origem do bem doado.
Não obstante, a Diretoria Executiva agradece a Exma. Senhora Regina, Secretária de Assistência Social do Amazonas, a Senhora Denise Maués e a Senhora Elizete, as quais não mediram esforços para colaborar com os estudantes atalaienses. Todas elas foram muito gentis e excepcionalmente parceiras de Atalaia do Norte ao atender os membros da diretoria ao abrirem as portas para nos receber e concretizar a entrega dos colchões.
Enaltecemos, pois, que são ações como essas que enobrecem o trabalho desenvolvido pela AFAMA e pelos parceiros nesse processo de apoio social. Esperamos sensibilizar outros órgãos públicos e empresas privadas para assumirem o compromisso com o futuro do nosso país, da nossa querida Atalaia do Norte.

Veja mais fotos do evento:





AFAMA: AÇÃO ENTRE AMIGOS

Elaborado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MAIS DE 680 INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SÃO REPROVADAS PELO MEC. AMAZONAS TEM 12 INSTITUIÇÕES



Mais de 680 instituições de ensino superior foram "reprovadas" pelo Ministério da Educação, segundo dados divulgados nesta quinta-feira no "Diário Oficial da União".
O MEC publicou hoje o IGC (Índice Geral de Cursos), indicador que leva em conta a nota dos alunos no Enade (exame federal) e outros indicadores como infraestrutura e qualidade do corpo docente.
O índice tem notas que vão de 1 a 5, e são consideradas insatisfatórias as médias 1 e 2. Foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários.
As 683 instituições com notas baixas vão passar por supervisão do governo federal e podem ser alvo de medidas que vão do arquivamento de pedidos de abertura de novos cursos até o descredenciamento.
Por outro lado, as 158 instituições bem avaliadas (IGC 4 ou 5) que têm algum pedido de abertura de novos cursos em tramitação no MEC poderão ter autorização automática, sem necessidade de visitas.
As medidas oficias serão anunciadas na tarde desta quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
Também foi publicado no "Diário Oficial da União" a listagem dos cursos segundo o CPC (Conceito Preliminar de Curso). O CPC leva em conta indicadores como a titulação dos professores e a nota dos alunos no Enade. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 razoável e o 4 e o 5 bons.



INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR                                                                                UF IGC
ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ PR 1
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA PE 1
FACULDADE DE PIRACANJUBA GO 1
FACULDADE NACIONAL ES 1
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE MANAUS AM 1
FACULDADE DE TECNOLOGIA ALBERT EINSTEIN SP 1
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO PITÁGORAS UNIDADE GUARAPARI ES 1
FACULDADE PAN AMERICANA PA 1
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS PI 1
UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE MG 2
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL PE 2
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE PE 2
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO SP 2
FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS RJ 2
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE ALEGRE ES 2
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE MACAÉ RJ 2
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PENEDO AL 2
FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE MG 2
FACULDADE DE DIREITO DE VARGINHA - FADIVA MG 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS RJ 2
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU PE 2
FACULDADES DA FUNDAÇÃO DE ENSINO DE MOCOCA SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS RJ 2
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS SOUZA MARQUES RJ 2
FACULDADE DE ENGENHARIA SOUZA MARQUES RJ 2
ESCOLA DE ENFERMAGEM DA FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES RJ 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE RJ 2
FACULDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS RJ 2
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS - FEAMIG MG 2
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE DUQUE DE CAXIAS RJ 2
FACULDADE SÃO JUDAS TADEU RJ 2
FACULDADES OSWALDO CRUZ SP 2
UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA RJ 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAPITAL SP 2
FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS SP 2
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ MG 2
FACULDADE DE JANDAIA DO SUL PR 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE DIVINÓPOLIS MG 2
FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA MG 2
FACULDADE SANTA EMÍLIA DE RODAT PB 2
ESCOLA DE ENGENHARIA KENNEDY MG 2
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS - ISCA SP 2
FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL DE SÃO CAETANO DO SUL SP 2
FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE PONTE NOVA MG 2
FACULDADE PAULISTA DE ARTES SP 2
ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO SP 2
ESCOLA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA BA 2
ESCOLA SUPERIOR DE RELAÇÕES PÚBLICAS PE 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA PE 2
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO SC 2
FACULDADE CATÓLICA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA BAHIA BA 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS AM 2
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO RS 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT?ANNA SP 2
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO SP 2
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ITAPETININGA SP 2
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE ITAPETININGA SP 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS ECON E CONTÁBEIS DE GUARATINGUETÁ SP 2
FACULDADES INTEGRADAS DE CRUZEIRO SP 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOACYR SREDER BASTOS RJ 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA RJ 2
FACULDADE DE MÚSICA DO ESPÍRITO SANTO ES 2
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI PR 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE ITABIRA MG 2
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE BOA ESPERANÇA MG 2
FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ PR 2
FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM ES 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS DE CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM ES 2
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS PROFESSORA NAIR FORTES ABU-MERHY MG 2
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ AL 2
FACULDADES INTEGRADAS SILVA E SOUZA RJ 2
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS CARLOS QUEIROZ SP 2
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO SP 2
FACULDADE DE DESENHO INDUSTRIAL DE MAUÁ SP 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA PR 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS DE AVARÉ SP 2
FACULDADE PIO DÉCIMO SE 2
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA RJ 2
FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ RJ 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS AM 2
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE SÃO FRANCISCO PE 2
FACULDADE DE REABILITAÇÃO DA ASCE RJ 2
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS MG 2
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BELO JARDIM PE 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA PE 2
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GOIANA PE 2
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARARIPINA PE 2
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DF 2
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DF 2
FACULDADE BÉTHENCOURT DA SILVA RJ 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO CABO DE SANTO AGOSTINHO PE 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CURVELO MG 2
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE PRESIDENTE VENCESLAU SP 2
ESCOLA SUPERIOR DE ENSINO HELENA ANTIPOFF RJ 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS DE ANICUNS GO 2
INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO MANUEL SP 2
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO PARNAÍBA PI 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG TO 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL PE 2
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ GO 2
FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS PA 2
FACULDADE BRASILEIRA DE RECURSOS HUMANOS SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E PARAMÉDICAS FLUMINENSE RJ 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE PERNAMBUCO PE 2
INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO GO 2
FACULDADE PINHEIRO GUIMARÃES RJ 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE NOVA ANDRADINA MS 2
FACULDADES INTEGRADAS DE NAVIRAÍ MS 2
FACULDADE ALVORADA DE INFORMÁTICA E PROCESSAMENTO DE DADOS DF 2
FACULDADE ALVORADA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO DF 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO THEREZA PORTO MARQUES SP 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE TANGARÁ DA SERRA MT 2
FACULDADE DE RONDÔNIA RO 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO RADIAL SP 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE MT 2
FACULDADES INTEGRADAS DE DIAMANTINO MT 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO VALE DO SÃO LOURENÇO MT 2
FACULDADE DE ARACRUZ ES 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA RJ 2
FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA SP 2
FACULDADE DE DIREITO E CIÊNCIAS SOCIAIS DO LESTE DE MINAS - FADILESTE MG 2
CENTRO TÉCNICO-EDUCACIONAL SUPERIOR DO OESTE PARANAENSE PR 2
FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA MS 2
ESCOLA SUPERIOR DE ESTUDOS EMPRESARIAIS E INFORMÁTICA PR 2
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GO 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE GO 2
FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA MT 2
UNIVERSIDADE DO TOCANTINS TO 2
FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES RO 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE FORTALEZA CE 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DE FORTALEZA CE 2
FACULDADE VITORIANA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ES 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE BIRIGUI SP 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE TERESINA PI 2
FACULDADE PIAUIENSE DE PROCESSAMENTO DE DADOS PI 2
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AP 2
FACULDADE DE INFORMÁTICA DE CUIABÁ MT 2
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DE VIANA ES 2
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DE BARRA DO GARÇAS MT 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO VALE DO ARAGUAIA MT 2
INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE BEBEDOURO VICTÓRIO CARDASSI SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA RO 2
FACULDADE ESCOLA PAULISTA DE DIREITO SP 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS GERENCIAIS DE SUMARÉ SP 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS GERENCIAIS DE INDAIATUBA SP 2
FACULDADE DE BELFORD ROXO RJ 2
FACULDADES INTEGRADAS DE PARANAÍBA - FIPAR MS 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE FÁTIMA DO SUL MS 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE NAVIRAI MS 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS GERÊNCIAIS DE VILHENA RO 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ALTA FLORESTA MT 2
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE NOVA MUTUM MT 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ALTA FLORESTA MT 2
FACULDADE ANHANGUERA DE PONTA PORÃ MS 2
FACULDADE SÃO CAMILO BA 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DE RUBIATABA GO 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA MONTESSORI SP 2
ESCOLA SUPERIOR EM MEIO AMBIENTE MG 2
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA PE 2
FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ - FACTU MG 2
UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO PE 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FUCAPI AM 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA BA 2
FACULDADE BATISTA DE VILA VELHA ES 2
FACULDADE BATISTA DE VITÓRIA ES 2
INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA OBJETIVO TO 2
FACULDADE DE JUSSARA GO 2
FACULDADE AFIRMATIVO MT 2
FACULDADE MARINGÁ PR 2
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO RO 2
FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA SE 2
FACULDADE DE PEDAGOGIA DE VARGEM GRANDE PAULISTA SP 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS GERENCIAIS DE SÃO PAULO SP 2
FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE SP 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO SÃO PAULO SP 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO DF 2
FACULDADE SANTA TEREZINHA MA 2
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE SALVADOR BA 2
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE BARREIRAS BA 2
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITA PR 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA SP 2
FACULDADE METODISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU PE 2
FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS - FEAD-MG MG 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS SP 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE SE 2
FACULDADE CENECISTA DE ITABORAÍ RJ 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE ALTA FLORESTA MT 2
FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI BA 2
FACULDADE AD 1 DF 2
FACULDADE DE SABARÁ MG 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA CE 2
FACULDADE DE AMAMBAI MS 2
FACULDADE ADVENTISTA DE FISIOTERAPIA BA 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE AC 2
CENTRO REGIONAL UNIVERSITÁRIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL SP 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO CÂNDIDO RONDON MT 2
FACULDADE NOSSA SENHORA APARECIDA GO 2
FACULDADE PADRÃO GO 2
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO ES 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA ES 2
FACULDADE DE CASTELO ES 2
FACULDADE CANDIDO MENDES DE VITÓRIA ES 2
FACULDADE DE PEDAGOGIA MS 2
FACULDADE PROMOVE DE MINAS GERAIS MG 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE ITABIRITO MG 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS PR 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE CASCAVEL PR 2
FACULDADE DO GUARUJÁ SP 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE COTIA SP 2
FACULDADE MORUMBI SUL SP 2
ESCOLA SUPERIOR DE MARKETING PE 2
FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAIS E EDUCAÇÃO DE SINOP MT 2
FACULDADE NOVO MILÊNIO ES 2
FACULDADE DE AMERICANA SP 2
FACULDADES INTEGRADAS DE RONDONÓPOLIS MT 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR JOÃO ALFREDO DE ANDRADE MG 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA SERRA ES 2
ESCOLA SUPERIOR DE ENSINO ANÍSIO TEIXEIRA ES 2
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E TURISMO DE OLINDA PE 2
FACULDADE CECAP DO LAGO NORTE DF 2
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO SP 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA SP 2
FACULDADE SÃO GABRIEL PI 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA 2
FACULDADE DE MIRANDÓPOLIS SP 2
FACULDADE CASA BRANCA SP 2
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ DE ARAPUTANGA MT 2
FACULDADE MARTHA FALCÃO AM 2
FACULDADE JOSÉ LACERDA FILHO DE CIÊNCIAS APLICADAS PE 2
FACULDADE SANTA HELENA PE 2
FACULDADES INTEGRADAS IPEP SP 2
FACULDADE CASTRO ALVES BA 2
FACULDADE DE CALDAS NOVAS GO 2
FACULDADE ADELMAR ROSADO PI 2
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GO 2
FACULDADE DE PIMENTA BUENO RO 2
ÁREA1 - FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA BA 2
FACULDADE DE PRIMAVERA SP 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE AM 2
FACULDADE EVOLUTIVO CE 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PLANALTO DF 2
FACULDADE BATISTA DO RIO DE JANEIRO RJ 2
FACULDADE BERTIOGA SP 2
ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS AM 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ PI 2
FACULDADE DE DIREITO DE TANGARÁ DA SERRA MT 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI PR 2
FACULDADES INTEGRADAS DE SÃO CARLOS SP 2
FACULDADE ATENAS MARANHENSE MA 2
FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE PE 2
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO BA 2
FACULDADE EURO-PANAMERICANA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS SP 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS BA 2
INSTITUTO PARAIBANO DE ENSINO RENOVADO PB 2
FACULDADE ALFACASTELO SP 2
FACULDADE CENECISTA DE VILA VELHA ES 2
FACULDADES INTEGRADAS INTERAMERICANAS SP 2
FACULDADE MICHELANGELO DF 2
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VITÓRIA ES 2
FACULDADE PARAÍSO RJ 2
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VILA VELHA ES 2
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU PR 2
FACULDADE LATINO AMERICANA DE EDUCAÇÃO CE 2
FACULDADE PITÁGORAS DE JUNDIAÍ SP 2
FACULDADE METROPOLITANA DE MARINGÁ PR 2
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE BELO HORIZONTE MG 2
FACULDADE VALE DO CRICARÉ ES 2
FACULDADE DE VINHEDO SP 2
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS SP 2
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS NOSSA SENHORA APARECIDA SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS, LETRAS E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO PARANÁ PR 2
FACULDADE SÃO JUDAS TADEU DE PINHAIS PR 2
FACULDADE DE TELÊMACO BORBA PR 2
FACULDADE PROJEÇÃO DF 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA RO 2
FACULDADE FLAMINGO SP 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE RJ 2
FACULDADE DECISÃO SC 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO MA 2
FACULDADE PALAS ATENA DE CHOPINZINHO PR 2
FACULDADE PIAUIENSE PI 2
FACULDADE SUL FLUMINENSE RJ 2
FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS JURÍDICAS BA 2
FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU PR 2
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA MG 2
FACULDADES INTEGRADAS DE ARARAQUARA SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS BA 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SENA AIRES GO 2
FACULDADE DECISÃO PE 2
FACULDADES INTEGRADAS DE TANGARÁ DA SERRA MT 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS MA 2
FACULDADE SEAMA AP 2
FACULDADE VALE DO APORÉ MS 2
FACULDADE LUTERANA SÃO MARCOS RS 2
FACULDADE DOS CERRADOS PIAUIENSES PI 2
FACULDADE DAS ATIVIDADES EMPRESARIAIS DE TERESINA PI 2
FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAPOTI PR 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE ANDRADINA SP 2
FACULDADE BATISTA DA SERRA ES 2
CASTELLI ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA RS 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MACEIÓ AL 2
FACULDADE DO AMAZONAS AM 2
FACULDADE DE GUAÇUÍ ES 2
FACULDADE CENECISTA DE SETE LAGOAS MG 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE TERESINA PI 2
FACULDADE EDUCACIONAL DE DOIS VIZINHOS PR 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLA SUPERIOR PROFESSOR PAULO MARTINS DF 2
FACULDADE CAPIXABA DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO ES 2
FACULDADE ARAGUAIA GO 2
FACULDADE DA SAÚDE E ECOLOGIA HUMANA MG 2
FACULDADE KENNEDY MG 2
FACULDADE INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS MG 2
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO SUPERIOR MG 2
INSTITUTO SALESIANO DE FILOSOFIA PE 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS DE WENCESLAU BRAZ PR 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA MATER CHRISTI RN 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO MG 2
FACULDADE CENTRAL DE CRISTALINA GO 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE JARU RO 2
FACULDADE PROMOVE DE SETE LAGOAS MG 2
FACULDADE MACHADO DE ASSIS RJ 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE GO 2
INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR PE 2
FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO PE 2
FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO DF 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE TERESINA PI 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE SP 2
FACULDADE DO SUL DA BAHIA BA 2
FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS PR 2
FACULDADE DE IMPERATRIZ MA 2
FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA BA 2
FACULDADE MINAS GERAIS MG 2
FACULDADE DE PORTO VELHO RO 2
FACULDADE XV DE AGOSTO SP 2
FACULDADE SANTA AMÉLIA PR 2
FACULDADE DE CARIACICA ES 2
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO RO 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MT 2
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON PR 2
INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO VELHO RO 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE SP 2
FACULDADE LUSO-BRASILEIRA PE 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA DF 2
FACULDADE ASSOCIADA BRASIL SP 2
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE BA 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA E NEGÓCIOS CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MT 2
FACULDADE REGIONAL SERRANA ES 2
FACULDADE SANTA MARIA PE 2
FACULDADE INTESP SP 2
FACULDADE DE ARTES, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS BA 2
FACULDADE DE COLIDER MT 2
INSTITUTO MACHADENSE DE ENSINO SUPERIOR MG 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DA BAHIA BA 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE VITÓRIA ES 2
FACULDADE NORTE PARANAENSE PR 2
FACULDADE EDUCACIONAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO PR 2
FACULDADE DOM BOSCO DE UBIRATÃ PR 2
FACULDADE DE INFORMÁTICA PE 2
FACULDADE FERNÃO DIAS SP 2
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ PA 2
FACULDADE DO INSTITUTO BRASIL GO 2
FACULDADE RADIAL CURITIBA PR 2
FACULDADE LIONS GO 2
FACULDADE SUL-AMERICANA GO 2
FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS TO 2
FACULDADES INTEGRADAS DE VÁRZEA GRANDE MT 2
FACULDADES INTEGRADAS STELLA MARIS DE ANDRADINA SP 2
FACULDADE ATENAS MARANHENSE DE IMPERATRIZ MA 2
FACULDADE ALVORADA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE MARINGÁ PR 2
FACULDADE INTEGRADA EUCLIDES FERNANDES BA 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO RS 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ALVORADA PLUS SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E ESTUDOS COSTEIROS DE NATAL RN 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DE SANTOS DUMONT MG 2
FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ SP 2
FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA PR 2
FACULDADE MERCÚRIO RJ 2
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE IBITINGA SP 2
FACULDADE ATUAL AP 2
FACULDADE CASA DO ESTUDANTE ES 2
FACULDADE DA ESCADA PE 2
FACULDADE RANCHARIENSE SP 2
ESCOLA DE NEGÓCIOS DO ESTADO DA BAHIA - ENEB BA 2
FACULDADE EUROPÉIA DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING PE 2
FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ PR 2
FACULDADE SANTO AGOSTINHO BA 2
FACULDADE CRISTO REI PR 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI AM 2
FACULDADE DE DIREITO PADRE ARNALDO JANSSEN MG 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE CATAGUASES MG 2
FACULDADE SINOP MT 2
FACULDADE LA SALLE MT 2
FACULDADE EVANGÉLICA DE SALVADOR BA 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA - INESUL PR 2
FACULDADE CUIABÁ MT 2
FACULDADE SERRANA DE ENSINO SUPERIOR DF 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA IBRATEC PE 2
FACULDADE DE SORRISO MT 2
FACULDADE LEGALE SP 2
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DE SAMAMBAIA DF 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA MT 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS AL 2
FACULDADE ALBERT EINSTEIN DF 2
FACULDADE DO VALE DO ITAPECURÚ MA 2
FACULDADE ATLÂNTICO SE 2
FACULDADE DOS IMIGRANTES - FAI RS 2
FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO ES 2
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES APRENDIZ MG 2
FACULDADE SINERGIA SC 2
INSTITUTO CUIABÁ DE ENSINO E CULTURA MT 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL MG 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE SINOP MT 2
FACULDADE SETELAGOANA DE CIÊNCIAS GERENCIAIS MG 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SALGUEIRO PE 2
FACULDADE JK - UNIDADE II - GAMA DF 2
FACULDADE DE ROLIM DE MOURA RO 2
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE PB 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA PE 2
FACULDADE DO PARÁ PA 2
FACULDADE SUDAMÉRICA MG 2
FACULDADE FIGUEIREDO COSTA - FIC AL 2
FACULDADE AMADEUS SE 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE NOVA ANDRADINA MS 2
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE CRUZEIRO DO SUL AC 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS AL 2
FACULDADE REGIONAL DA BAHIA BA 2
FACULDADE DE ITAITUBA PA 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA PB 2
INSTITUTO BAIANO DE ENSINO SUPERIOR BA 2
FACULDADE DE AURIFLAMA SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PR 2
FACULDADE DE SERGIPE SE 2
FACULDADE FAPAN SP 2
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO AC 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TEOLOGIA DO NORTE DO BRASIL RR 2
FACULDADE SÃO MARCOS TO 2
FACULDADE MULTIEDUCATIVA DF 2
FACULDADE INFÓRIUM DE TECNOLOGIA MG 2
FACULDADE DO ACRE AC 2
FACULDADE GUAIANÁS SP 2
FACULDADE DO MARANHÃO MA 2
FACULDADE DE TUPI PAULISTA SP 2
FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR 2
FACULDADE PARAÍBANA PB 2
FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ AL 2
FACULDADE UNIÃO AMERICANA RN 2
FACULDADE CHAFIC SP 2
FACULDADE CAMBURY DE FORMOSA GO 2
FACULDADE ALMEIDA RODRIGUES GO 2
FACULDADE LUTERANA RUI BARBOSA PR 2
FACULDADE DO DESCOBRIMENTO BA 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ATENEU ES 2
FACULDADE ATENEU ES 2
FACULDADE DA AMAZÔNIA RO 2
FACULDADE MONTES BELOS GO 2
FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA SP 2
FACULDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL AC 2
ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE PA 2
FACULDADE PADRÃO GO 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS TO 2
FACULDADE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE PARAÍSO DO TOCANTINS TO 2
FACULDADES RESENDE DE FREITAS MT 2
FACULDADE DO AMAPÁ AP 2
FACULDADE DE FILOSOFIA E TEOLOGIA PAULO VI SP 2
FACULDADE DE CAMPO VERDE MT 2
FACULDADE CIDADE DO SALVADOR BA 2
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO PI 2
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS MG 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PORTO SEGURO ES 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS LUIZ MENDES PB 2
FACULDADE TÁHIRIH AM 2
FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS BA 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO ES 2
INSTITUTO EDUCACIONAL DE CASTRO PR 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE CHAPADÃO DO SUL MS 2
FACULDADE DE ESTUDOS AVANÇADOS DO PARÁ PA 2
FACULDADE CÂMARA CASCUDO RN 2
FACULDADE JOANA D'ARC SP 2
INSTITUTO MACAPAENSE DE ENSINO SUPERIOR AP 2
INSTITUTO SALVADOR DE ENSINO E CULTURA BA 2
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA MG 2
FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA CE 2
FACULDADE ANGLICANA DE ERECHIM RS 2
FACULDADE DO SUDESTE GOIANO GO 2
FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR RR 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE PENEDO AL 2
FACULDADE DE DIREITO DE VILA VELHA ES 2
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA BA 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA PE 2
FACULDADE ZACARIAS DE GÓES BA 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS BA 2
FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS BA 2
FACULDADES INTEGRADAS SOARES DE OLIVEIRA SP 2
FACULDADES PITÁGORAS UNIDADE GUARAPARI ES 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PAULO MARTINS DF 2
FACULDADE SÃO SALVADOR BA 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO MONTES CLAROS MG 2
FACULDADE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA RJ 2
FACULDADE DE DIREITO DE ITABIRA MG 2
FACULDADE DE AMPÉRE PR 2
FACULDADE SÃO VICENTE AL 2
FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RS 2
FACULDADE TAMANDARÉ GO 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PIEMONTE DA CHAPADA BA 2
FACULDADE PHÊNIX DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DO BRASIL GO 2
FACULDADE LA SALLE AM 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU PI 2
FACULDADE INESP - INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA SP 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO MA 2
FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE TO 2
ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA PA 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI LUZERNA SC 2
FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAÍSO GO 2
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ILHÉUS BA 2
FACULDADE DE MACAPÁ AP 2
FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB MT 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E EXATAS DE PRIMAVERA DO LESTE MT 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO MT 2
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS MT 2
FACULDADE DE IPORÁ GO 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA MG 2
FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUI PI 2
FACULDADE DOM BOSCO DE GOIOERÊ PR 2
FACULDADE SÃO CAMILO MG 2
FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES SP 2
FACULDADE CONCÓRDIA SC 2
FACULDADE DO ESTADO DO MARANHÃO MA 2
FACULDADE VERDE NORTE MG 2
FACULDADE PAN AMAZÔNIA PA 2
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ALBERT EINSTEIN BA 2
FACULDADE CIDADE DE PATOS DE MINAS MG 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE NOVA ANDRADINA MS 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS DO NORTE DO PARANÁ PR 2
FACULDADES INTEGRADAS DE ITARARÉ SP 2
FACULDADE ANHANGÜERA DE CAMPINAS SP 2
FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS TO 2
FACULDADES INTEGRADAS PAULISTA SP 2
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL AL 2
FACULDADE ANHANGÜERA DE DOURADOS MS 2
FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE GUARAPARI ES 2
FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE IÚNA ES 2
FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE LEOPOLDINA MG 2
FACULDADES INTEGRADAS ASMEC MG 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR INTEGRADO-IESI MG 2
FACULDADES OPET PR 2
FACULDADE GUARAPUAVA PR 2
FACULDADE CATHEDRAL RR 2
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS TO 2
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS GO 2
FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES PR 2
FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE MG 2
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DE ABAETÉ MG 2
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORÉS MG 2
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE VÁRZEA DA PALMA MG 2
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE MONTES CLAROS MG 2
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI MG 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS MG 2
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA MG 2
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE IPATINGA MG 2
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE LEOPOLDINA MG 2
FACULDADE OMNI RJ 2
FACULDADE MADRE TEREZA AP 2
FACULDADE SÃO TOMAZ DE AQUINO BA 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA RADIAL SANTO ANDRÉ SP 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JARAGUÁ DO SUL SC 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS MG 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA IAPEC PR 2
FACULDADE VASCO DA GAMA BA 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA NOVO RUMO MG 2
FACULDADES INTEGRADAS FACVEST SC 2
FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS BA 2
FACULDADES INTEGRADAS PADRE HUMBERTO RJ 2
FACULDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA GO 2
INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR MA 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE GO 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC TUBARÃO SC 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E GERENCIAIS DE OLIVEIRA MG 2
FACULDADES INTEGRADAS DE CATAGUASES MG 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA MG 2
CENTRO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE MACHADO MG 2
UNIVERSIDADE DE RIO VERDE GO 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO AMAPÁ AP 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA PENTÁGONO SP 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA CENACAP DF 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA CETEP PR 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PASSO FUNDO RS 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA RADIAL CURITIBA PR 2
FACULDADE DO MEIO AMBIENTE E DE TECNOLOGIA DE NEGOCIOS DF 2
FACULDADE TECNOLOGIA EXPERT PR 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO ICESP DF 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARCIA SC 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA PR 2
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA RS 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA GO 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE ALAGOAS AL 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI SÃO JOSÉ SC 2
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE UBERABA MG 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA PAULO FREIRE DF 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA ROGACIONISTA DF 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA CÉSAR LATTES SP 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DE BICAS MG 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA INED - UNIDADE LAGOA DA PAMPULHA MG 2
FACULDADES INTEGRADAS DA TERRA DE BRASÍLIA DF 2
FACULDADES INTEGRADAS DE CACOAL RO 2
FACULDADES INTEGRADAS DE MINEIROS GO 2
FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO PE 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO VALE DO IVAÍ PR 2
FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES RJ 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA FUNDETEC SP 2
FACULDADE ANHANGÜERA DE SÃO JOSÉ SP 2
FACULDADE BRASIL NORTE AP 2
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA PA 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BARRETOS SP 2
FACULDADE DO SUL BA 2
FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA MA 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E BIOLÓGICAS E DA SAÚDE MT 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA AL 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS E SISTEMAS INTEGRADOS PR 2
FACULDADE DA AMAZÔNIA PA 2
FACULDADE DELTA BA 2
FACULDADE POTIGUAR DA PARAÍBA PB 2
FACULDADE DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO SANTO AGOSTINHO MG 2
FACULDADES INTEGRADAS DO OESTE DE MINAS MG 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JARAGUÁ DO SUL SC 2
FACULDADE EQUIPE RS 2
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ARCANJO MIKAEL DE ARAPIRACA AL 2
FACULDADE DE SÃO ROQUE SP 2
FACULDADE DE MINAS BH MG 2
FACULDADE DE QUATRO MARCOS MT 2
FACULDADE DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO TO 2
FACULDADE IGUAÇU PR 2
FACULDADE ALFA BRASIL PR 2
FACULDADE QUIRINÓPOLIS GO 2
FACULDADE SANTO ANTONIO BA 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA ENIAC-FAPI SP 2
FACULDADES INTEGRADAS MATO-GROSSENSES DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS MT 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA SÃO FRANCISCO ES 2
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO BA 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO MA 2
FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ CE 2
FACULDADE BOAS NOVAS DE CIÊNCIAS TEOLÓGICAS, SOCIAIS E BIOTECNOLÓGICAS AM 2
FACULDADE DO SERIDÓ RN 2
FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA MG 2
FACULDADE DO LITORAL CATARINENSE SC 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA MG 2
INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA MG 2
FACULDADE DE ENGENHARIA DE PASSOS MG 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E HUMANAS DA CAMPANHA MG 2
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA MG 2
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CONSELHEIRO LAFAIETE MG 2
FACULDADE DA FRONTEIRA - FAF PR 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS ALVES FORTES MG 2
FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PE 2
FACULDADE CATÓLICA DOM AQUINO DE CUIABÁ MT 2
FACULDADE DE NANUQUE MG 2
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS MG 2
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL PE 2
FACULDADE SANTA CRUZ PE 2
FACULDADE DIOCESANA SÃO JOSÉ AC 2
FACULDADE DOM PEDRO II BA 2
FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI SP 2
FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA BA 2
FACULDADES INTEGRADAS UNICESP DF 2
FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR CERTO DF 2
FACULDADE CATÓLICA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS RN 2
FACULDADE CATÓLICA NOSSA SENHORA DAS NEVES RN 2
FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA RN 2
FACULDADE CIDADE VERDE PR 2
FACULDADE EVANGÉLICA DF 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA DARCY RIBEIRO CE 2
FACULDADE UNILAGOS PR 2
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA PR 2
FACULDADE DE TECNOLOGIA TUPY DE SÃO BENTO DO SUL SC 2
FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA MG 2
FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS MA 2
FACULDADES INTEGRADAS DOM PEDRO II SP 2


Fonte: www.bol.com.br


Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

NOVO CONCURSO DA PETROBRÁS VAI ABRIR 350 VAGAS PARA NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR


Brasília - A Petrobras publicou, no Diário Oficial da União desta quinta (17), edital de concurso público para o preenchimento de 350 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior. Haverá reserva de postos para candidatos deficientes.
As oportunidades estão distribuídas entre os Estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo

Cargos

Para candidatos de nível médio são oferecidos os cargos de técnico de contabilidade júnior (35), técnico de estabilidade júnior (36), técnico de exploração de petróleo júnior - geodésia (3), técnico de exploração de petróleo júnior – geologia (26), técnico de exploração de petróleo júnior – informática (7), técnico de logística de transporte júnior - operação (12), técnico de manutenção júnior – caldeiraria (26), técnico de perfuração e poços júnior (96), técnico de projetos construção e montagem júnior – elétrica (2), técnico de projetos construção e montagem júnior - estruturas navais (7), técnico de projetos construção e montagem júnior – mecânica (4), técnico de suprimento de bens e serviços júnior - elétrica (3), técnico de telecomunicações júnior (11), técnico químico de petróleo júnior (6). O salário varia de R$ 2.170,84 a R$ 2.615,86.
Candidatos de nível superior podem se candidatar ao cargo de geofísico júnior - geologia (76). A remuneração inicial é de R$ 6.217,19.

Inscrição

Os interessados devem se inscrever, entre 0h do dia 24 de novembro e 23h59 do dia 13 de dezembro, no site da Cesgranrio . O valor da taxa é de R$ 35 para cargos de nível médio e R$ 50 para nível superior.

Prova

A prova objetiva será aplicada no dia 22 de janeiro de 2012.

Fonte: www.diariodoamazonas.com.br
Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

NÚMEROS DE ANALFABETOS NA AMAZÔNIA CHEGA A QUASE 300 MIL



MANAUS – Mais de 17% da população analfabeta brasileira está espalhada pelos nove estados da Amazônia. São cerca de 300 mil pessoas que não sabem ler ou escrever e que fazem parte de uma estatística em queda. De acordo com lista do Censo Demográfico 2010, divulgada nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número hoje é inferior ao de 2008, que totalizava 353 mil analfabetos na região.
A aposentada Maria Antônia, de 84 anos, passou metade da vida sem reconhecer o sentido das palavras. “Minhas filhas me ensinaram a ler somente quando eu completei 40 anos”. O primeiro livro lido por Maria foi a Bíblia Sagrada. “Senti uma alegria enorme ao ler a passagem do nascimento de Jesus Cristo”, comentou. Hoje, a idosa sabe escrever apenas o nome, mas sente-se orgulhosa da sua conquista.
Dona Maria mora no município de Alenquer, no Pará. O estado registra o terceiro maior índice amazônico de analfabetismo, que atinge 613.6169 pessoas. O maior número de pessoas que não leem nem escrevem está no Maranhão, onde 26,9% da população (um total de 948.163 pessoas) respondeu ao Censo como analfabeto, seguido do Tocantins, com 129.093 habitantes.No Amazonas, o número de analfabetos é de 229.337 pessoas, representando cerca de 9,9% dos habitantes. Em 2000, o índice de analfabetismo no estado girava em torno de 15,5%. Entre as capitais da Região Norte, Manaus reúne 48.951 habitantes que não sabem ler e escrever, além de Palmas com 6.299, ambas registrando um percentual de 3,8%. Em seguida aparecem os 35.557 moradores de Belém. A maior taxa foi registrada na capital do Acre, Rio Branco, onde 16,5% da população é de analfabetos.
Regionalmente, as maiores quedas em pontos percentuais se deram no Norte (de 16,3% em 2000 para 11,2% em 2010) e Nordeste (de 26,2% para 19,1%), mas também ocorreram reduções nas regiões Sul (de 7,7% para 5,1%), Sudeste (de 8,1% para 5,4%) e Centro-Oeste (de 10,8% para 7,2%). A menor taxa encontrada foi no Distrito Federal (3,5%), e a maior foi de 24,3%, em Alagoas.


Fonte: www.portalamazonia.com

Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA